Trajetória do GM Dell Demps como um Hornet

Gostaria de pedir licença antes de começar a falar sobre o assunto principal para me apresentar aos que não me conhecem, sou apenas um torcedor como a maioria de vocês que aqui lerão essa meia dúzia de pensamentos de um cara qualquer, pratico a acompanho esportes desde muito jovem, NBA no caso a pelo menos 10 anos, mas acompanho diversos outros importantes e já pratiquei também a maioria, como eu disse, dificilmente me arriscarei a análises complexas sem ter ao menos uma boa base no assunto, ou seja basicamente sou como vocês dando minha opinião, na melhor das hipóteses poderão me chamar de um cronista, mas espero que consiga agradar mesmo sabendo que os primeiros textos estarão longe do ideal e trazer a minha visão a vocês.

Sem mais delongas vamos ao assunto principal desse texto, gostaria de abordar aqui o assunto do nosso Front Office, em especial o trabalho do amado por alguns e hoje em dia questionado por outros, o GM Dell Demps. Inicialmente vou analisar todos moves importantes realizados por ele (pq claro não faz diferença nenhuma se ele assinou com o zé da esquina por 10 dias ou não) e depois comento em um geral.

Seu primeiro movimento como GM foi uma troca envolvendo 4 times: Hornets mandou James Posey e Darren Collison para o Pacers, Rockets mandou Trevor Ariza para o Hornets, Pacers mandou Troy Murphy para o Nets e o Nets mandou Courtney Lee para o Rockets. Esse talvez um das trocas mais questionadas do Demps, mas no final das contas acho que foi razoável, afinal conseguimos um especialista em defesa que era o que queríamos na época por 2 role players, Posey até podia ser bom mas já era velho e não ajudava mais tanto além obviamente de seu alto contrato (4 anos, 25milhões, 7 milhões por ano nos últimos dois anos), quanto ao Collison, bom ele era, mas também nada demais basta assistir alguns jogos dele hoje em dia, além do mais todos sabemos que esse move foi para agradar nossa ex-estrela Chris Paul que criticava o baixo poder de marcação do time. No mesmo dia trocamos Julian Wright (o mito) por Marco Belinelli, pra mim só não foi 6 por meia dúzia porque o Julian não era nem pra jogar na NBB.

Seguindo em frente, vamos a talvez mais genial troca do Demps, ele conseguiu trocar Craig Brackins e Darius Songaila por Willie Green e Jason Smith, ele mandou dois caras que nunca renderam nada pelo Green que foi um bom role player e a grande sacada dessa troca, Jason Smith, o cara que até hoje está no nosso time fazendo o trabalho sujo e pontuado quando precisamos, hoje em dia o único Tough guy de nosso garrafão.

Após isso aconteceu a troca de uma 1st round pick por Jerryd Bayless, sim eu sei que tem uma galera que reclama que nunca poderia dar 1st round desprotegida por um cara como Bayless, que perdemos o Tobias Harris que hoje joga muito bem pelo Magic, é mas agora me digam, com uma 19th pick alguém poderia imaginar que sairia um bom cara de um draft aparentemente fraco? Mas nem esse último draft que diziam que era melhor em anos dava para apostar numa 19th pick, então acho totalmente perdoável o move do Demps. Bom em 1 mês Demps mandou Peja Stojakovic e o Bayless por David Andersen, Marcus Banks e Jarret Jack, se livrou do Peja que infelizmente não rendia mais, era um peso morto em nosso time (ganharia 14,25M pelo último ano de contrato) e o Bayless por 2 caras quaisquer e o Jack, um PG reserva infinitamente melhor que o Bayless e novamente agradando nossa ex-estrela Chris Paul, sim saímos ganhando no final das contas na minha opinião.

Em fevereiro trocamos Marcus Thornton por Carl Landry, concordo que sofremos muito tempo por falta de um scorer no nosso time e o Thornton era sem dúvida bom nisso, mas de que adianta um muleque topetudo que ficava discutindo com nosso Coach o tempo todo e achava que podia peita-lo, deu no que deu, ainda que conseguimos um bom jogador pro garrafão que é o Landry, que infelizmente algum tempo depois também arranjou seus problemas.

Passamos a temporada de 2011 bem tranquila, apenas assinando com alguns role players (entre eles o mito Lance Thomas) até que chegamos a troca do CP3, bom essa nem dá para avaliar muito porque tínhamos que pedir a benção da liga, então é até sacanagem julgar o Demps por conta disso.

Logo em seguida fizemos um dos melhores negócios do Demps, Pondexter por Vasquez, não preciso nem listar as inúmeras vantagens que levamos, após essa aconteceu a troca de uma 2nd round de 2013 pelo Henry, troca que poderia ser desconsiderada e assinamos com Gustavo Ayon que agora talvez não faça sentido comenta-la mas já explico porque a citei.

Chegamos ao fim da temporada de 2011/2012 e aconteceram alguns fatos interessantes, bons e ruins. Trocamos o encosto chamado Emeka Okafor (ainda tendo 2 anos de contrato, 28Milhões) e Trevor Ariza (que perdera o sentido de estar num time em reconstrução) por Rashard Lewis, que foi cortado em seguida por 13M e 2nd round de 2012, abrimos uma infinidade de cap por dois jogadores envelhecidos e caros, grande movimento para se livrar de seus longos contratos. Logo após trocamos Jarret Jack por Edin Bavicic e Darryl Watkins, uma troca em questões técnicas questionáveis pois o Jack seria muito útil nesse time, mas não haveria vantagem nenhuma nele aqui sendo que estamos reconstruindo o time, ou seja libera o cap e lugar para os jovens chegarem.

Draftamos Anthony Davis e Austin Rivers em no draft de 2012 que são os futuros de nossa franquia, sou defensor ferrenho das qualidades do Rivers e Davis é inquestionável. Trocamos ainda Jerome Dyson e Brad Miller por Robin Lopez, Hakin Warrick e dinheiro, pela troca, demos nada por 1 pivo bom e barato e algum dinheiro apesar disso pouco importar. Ainda fizemos um sign n trade pelo Ryan Anderson mandando Gustavo Ayon para o Magic, bom movimento, talvez um pouco caro(9 Milhões por ano), mas as qualidades do Anderson no ataque são muito boas, foi o principal pontuador do time.

Acho que com tudo isso podemos concluir que o Demps fez sim um bom trabalho claro que um erro ou outro, algumas decisões questionáveis, mas em geral sua gestão foi boa, seu problema na minha opinião é falta de ousadia, precisamos agora conseguir caras com potencial de All-Star, temos que investir pesado na FA, fazer trocas ousadas, pararmos com o nosso rebuild e ir com vontade para os playoffs, começar a competir e com o desenvolvimento desse time, talvez competirmos pelo título, pra mim esse é o principal defeito do Demps, espero que agora com o Benson como dono do time que tenhamos dinheiro para por na mesa e trazer quem for necessário. Essa foi sua trajetória como um Hornet, veremos como será a partir de agora como Pelicans. Agora gostaria de saber a opinião de vocês sobre o assunto, na enquete abaixo temos algumas opções para vocês também avaliarem o desempenho do Demps.

Anúncios
Esse post foi publicado em Especiais. Bookmark o link permanente.

Uma resposta para Trajetória do GM Dell Demps como um Hornet

  1. Lucas Ottoni disse:

    Excelente texto, Cesar. Mostra bem os prós e contras do Demps no Hornets. Só não concordo com a parte em que você chama o Robin Lopez de “pivô bom e barato”. Barato ele é (e dá pra se entender o pq), mas bom?… Definitivamente esse time do Pelicans precisa de um pivô titular… E pra ontem! Lopez nada mais é do q um backup pra jogar uns 15 minutos por jogo em um time q queira algo sério na liga.

    E eu votei no trabalho do Demps como médio na enquete. Alguns negócios bons, outros ruins… E nenhuma contratação de impacto (embora a situação precária da franquia tenha prejudicado o trabalho dele). Acho q o Demps precisa mostrar mais. Agora, com um dono q se disse disposto a investir, não há desculpas para negócios ruins ou a não contratação de um nome q realmente agrade os fãs (o que não é o meu caso, pois não sou fã do Pelicans… rs). É hora do Demps anunciar aquela contratação q entusiasme os fãs. Ninguém espera menos q isso. Parabéns pelo texto, chefe. Abço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s