HORNETS E A MATEMATICA DA FREE AGENCY

A Free Agency da NBA começa na noite desse sábado nos USA, e nós Hornets precisamos nos movimentar, principalmente pra trazer um Center para a equipe.
Iremos discutir aqui possibilidades da formação da equipe e do Roster completo, para que possamos ter um time forte e competitivo nos anos vindouros.

A situação atual do Roster é a seguinte:

Agora vamos ver a situação dos contratos do Hornets:

Agora vamos pensar e planejar:

Primeiro passo:  buyout no Rashard Lewis.

A partir do dia 01/07, dia que começa a FA, o Hornets pode dar  o Buyout no Rashard Lewis, pagando “apenas” 13,9M dos seus 24M previstos, já que “somente” esses 13,9M são garantidos. Com isso, nos limpa mais 9,9M no CAP, que poderá ser usado para a chegada de algum Free Agent. Esses 13,9M ainda contarão no CAP da Franquia, mas expiram na próxima FA, e esses quase 14M na próxima FA recheada de bons jogadores, deve ser muito útil para nós.

Segundo passo: renovação de Eric Gordon

Apensar de estar como segundo passo é o MAIS IMPORTANTE, já que Gordon é peça fundamental da equipe e do futuro da Franquia, esta como segundo passo, pois primeiro limpamos ainda mais o CAP, e também porque o Hornets deve esperar ver as ofertas que ele receberá para ver o quanto vai pagar pelos serviços do jogador.
Gordon deve receber ofertas de vários times, e alguns já se mexem  para a tentativa. Fala-se que Pacers, Suns, Raptors, Blazers, Nets, Mavericks, Cavaliers estejam entre os interessados nos serviços do nosso SG.

Estima-se que Gordon deve receber propostas no valor de aproximadamente 50 milhões de dólares por 4 anos de serviços, ou até mais. O Hornets leva vantagem, pois como tem os direitos do atleta, pode oferecer mais dinheiro e mais tempo de contrato 5 ao invés dos 4 anos que as outras Franquias podem oferecer.

Na minha humilde opinião, acredito que acaba ficando por um valor aproximado de 70 Milhões por 5 anos, algo como 14M por temporada.

Resolvidos os 2 primeiros passos, vamos novamente as contas:

– 0 CAP estava em 45, 994, 440

– com o buyout do Lewis, ficamos com 36, 094, 440 do CAP comprometidos

– com a renovação do Gordon (14M) iríamos para 50, o94, 440

Ainda teríamos aí 8 milhões para gastar dentro do CAP, mais o que Benson estaria disposto a gastar para entrar na Luxury Tax.

Levando-se em conta que o Hornets gastava aproximadamente 70M com salários, e o nosso novo dono, que chegou falando que esta disposto a investir pra tornar o time campeão, nos sobra aproximadamente 20M ainda pra reforçar o Roster.

Como e onde reforçaremos? 

Guards:

Na posição dos armadores, já contamos com 5 jogadores no momento, Jack, Vasquez, Gordon, Rivers e Henry. Tem a questão do Belinelli pra resolver se renova ou não, e também da questão se sai algum desses ou não, Jack pode sair.
Se continuarmos com esses 5 jogadores, precisaríamos de mais, nível D-League, pra compor o Roster, recebendo pouco, e que possa ajudar numa eventualidade. Aí olhos abertos pra jogadores não draftados como Scott Machado, Tu Holloway, Terrell Stroglin, que podem ajudar o time recebendo pouco. Alguns outros FA, e com passagem com pouco destaque na NBA também pode ser contratado, como o próprio Jerome Dyson que teve uma boa participação no Hornets no final da ultima temporada.

Resumo: um jogador barato pra fechar a posição, e se alguém sair(leia-se Jarret Jack) trás um com boa capacidade para brigar por posição.

Opçoes: Goran Dragic, Andre Miller, Raymond Felton, Jameer Nelson, Ramon Sessions, Scott Machado, Tu Holloway, Terrell Stroglin, Jerome Dyson, Cardell Johnson

Forwards:

Para a essas duas posições temos, Aminu, Miller, Davis e Ayon, ou seja, precisamos de mais um para cada uma delas.

Com Anthony Davis, não precisaremos nos preocupar com um PF, mas a SF conta apenas com 2 jovens, que precisam evoluir muito, sendo que um deles, Darius Miller, nunca pisou numa quadra de NBA. Ayon é um bom backup pra PF e Center, revezando essa função com Jason Smith, então precisaremos de mais um PF, que pode ser tanto um como Landry que já passou pela equipe, ou um mais novo, com salário menor.

E na SF, precisamos esperar a posição de Monty Williams, ver se ele pretende trazer um jogador pra ser titular, ou se vão desenvolver nossos 2 garotos. Acredito que chegue alguém sim.

Opçoes: Carl Landry, Lance Thomas, Brandon Bass, Gerald Wallace, Nicolas Batum, Michael Beasley, Jeff Green, Kris Humphries, J.J. Hickson, Jason Thompson, Jordan Hill, Ricardo Ratliffe, Yancy Gates.

Center:

Hoje não temos nenhum Center de oficio no Roster, apesar disso, Jason Smith deve passar grande parte do tempo jogando na posição. Mesmo assim das 3 vagas, ainda faltam 2 para serem preenchidas, sendo que uma delas pra um jogador de composição do grupo e salário baixo, e um pra ser titular da posição e formar dupla de garrafão com Anthony Davis.

A situação de Chris Kaman precisa ser resolvida, ele pode voltar, e ser nosso Starter, mas ainda não temos nada de concreto. Se não renovarem com Kaman, temos que procurar um cara para ser o titular da equipe.

Opçoes: Chris Kaman, Roy Hibbert, Javale McGee, Omer Asik, Spencer Hawes, Brook Lopez, Aaron Gray, Kyrylo Fesenko, Greg Oden, Greg Stiemsma, Solomon Jones, Darryl Watkins, Chris Johnson, Dusan Cantelin, Henry Sims.

Como vimos aí encima, temos varias possibilidades nessa Offseason, e podemos desde já ter um time brigando pelos Playoffs da NBA.

O que se diz em New Orleansé que Tom Benson, nosso novo dono, e também dono do time de futebol americano da cidade é extremamente agressivo nas Free Agency, pagando bons contratos pra bons jogadores, que possam ajudar o time, e ainda por cima, serem moedas de troca no futuro.
Sob a nossa situação de Roster e necessidades, alem do conhecimento dessa atitude de Benson, darei minha opinião, de como usar, e gastar o CAP que podemos e teremos, pra deixar o time o mais forte possível.

Minha FA:

Dos 20M disponíveis, gastaria mais ou menos assim,

Paras as 2 posições de guard, PG e SG, temos 5 jogadores. Eu assinaria com Scott Machado pelo mínimo aí, algo em torno de 753 mil, e colocaria clausulas de Team Option no contrato dele. Isso nos abriria um bom leque de opções nas 2 posições, com Jack, Vasquez, Machado, Gordon, Rivers e Henry.

Nas alas, eu traria de volta Carl landry, por um contrato de 3 anos, de 5M por temporada no Maximo, nada alem disso.

Um SF é essencial, um entre Batum, G-Wall, Beasley ou Jeff Green deveria chegar. O investimento aqui depende muito de quem traremos pra ser nosso Center, e de quanto pagaremos. Mas G-Wall por uns 5M por temporada também, em 2 ou 3 anos seria muito bom pra ajudar na evolução dos nossos 2 SF jovens. A opção de Batum é muito interessante, mas é muito cara.

A ultima lacuna a ser pensada e preenchida é a principal deficiência do time hoje. O posto de Center. Por ser mais carente, e por ser muito valorizada pela Liga, separei algo em torno de7 a10 milhões pra gastar com um jogador dessa posição. Um jogador “D-League”pra ser a ultima opção também é necessário, podemos apostar no gigante europeu de 7-3 Cantelin, que participou dos workouts pré-draft em NOLA.

Pra vaga de Starter, pra mim a primeira opção é renovar com Kaman, e se não tivermos sucesso, tentar nessa ordem de preferência, Roy Hibbert, Javale McGee, Brook Lopez, Omer Asik, Spencer Hawes.

Assim fechamos nosso roster, e acredito que é um time que briga por Offs. Alem disso, na próxima FA nosso CAP estará mais limpo, com os 14M que expiram do contrato de Rashard Lewis, e mais os 6M do contrato do Jarret Jack, aí sim teríamos mais 20M pra pensar em trazer algum grande jogador.

Como ficou o Roster:

PG: Jack, Vasquez, Machado

SG: Gordon, Rivers, Henry

SF: Wallace, Aminu, Miller

PF: Davis, Landry, Ayon

C: Kaman, Smith, Cantelin

E ae? oq me dizem? gostaram?

Dêem suas opiniões e idéias do nosso Roster futuro.

GO HORNETS

 

Anúncios

Sobre Kaio Kleinhans

Fisioterapeuta, 28 anos, fã de basquete desde criança, torcedor do Hornets e do Pelicans.
Esse post foi publicado em Especiais. Bookmark o link permanente.

7 respostas para HORNETS E A MATEMATICA DA FREE AGENCY

  1. matheus sales disse:

    Ótimo texto Kaio! Mas acho difícil G-Wallace ir pra NOLA, primeiro pq ele deve procurar um contender, no mínimo um time já “pronto”. Segundo pq ele acabou de recusar 9 milhões. Por mais que ele esteja a procura de ganhar um pouco menos por um contrato longo, algo acima de 7 milhões por 3 ou 4 anos não é muito inteligente.

    Alguns times estão inchados de jogadores na 4 e 5 e procurando armadores (lê-se Utah Jazz), e Jack anda valorizado e com contrato expirante, penso que dá pra arrumar um bom backup pro garrafão com ele

  2. Rafao disse:

    otimo post kaio, parabens pelo trabalho! soh nao acredito que os valores sugeridos dos contratos sejam os reais que os jogadores assinarao… sai CBA, entra CBA e os times nao aprendem ou nao conseguem evitar de pagar muito mais pra um jogador do que ele merece… oferta e procura… muitos times atras de um cara, grande salario… realmente nao vejo nenhuma possibilidade real no slot de SF pra nos… talvez se fizessemos um sign and trade do gordon com o pacers pelo paul george? salvariamos muito dinheiro nessa e teriamos um SF capaz de ser titular por muitos anos, alem de podermos desenvolver o rivers como SG… nos salvaria dinheiro pra trazer um PG de elite e assinar com um C por bastante dinheiro, ja que big men sao quase sempre overpaid… que acha? eu acho bem cabivel trocar o gordon pra indiana pelo george e talvez uma pick futura

  3. Rafa, essa sua ideia de trocar o Gordon passou na minha cabeça faz poucos minutos… depois que li e postei a noticia da proposta do Rockets…
    Axo q pro Pacers nao da, pq eles vao ter q renovar com Hibbert e George Hill, e alem disso, ja tem o contrato alto do Granger, tem os 10M do David West… ficaria mt caro… alem disso, eles tem interesse em trocar o Granger, pq o George é SF de origem, e eles querem passar o mlk pra la… alem de economizar…
    Troca Gordon por Granger, axo pouco… teria que vir mais coisas..
    Talvez uma troca com o Sixers, Gordon por Iguodala, seria interessante dependeo doq mais fosse envolvido…

    Mas sim, comecei a pensar agora na possibilidade de trocar o Gordon e ficar com Rivers de SG…

  4. Ricardo Faria disse:

    Eu vô dar uma olhada antes nos 3mil posts da comunidade da NBAbr pra ver se já saiu algo, para depois comentar aqui. Parece que tá bem movimentado esse final de semana.

    No +, ótimo trabalho Kaio

  5. Ricardo Faria disse:

    Então….ainda não li os posts da comunidade (é coisa de mais)…mas creio que o Hornets deve fazer assim:
    – Assinar com Gordon a qualquer custo (SG está em uma safra bem fraca, não podemos “desperdiçar” nosso injurizinho;
    – Ir COM TUDO em algum Center (ainda prefiro o Kaman)…e dar um contrato baixo para um C defensivo (gostei da opção pelo grandalhão que vc postou);
    – O que sobrar, aí sim ir atrás de SF,PG (aqui tem que ser PG mesmo, já temos 2 CGs) e PF (nessa ordem)

    Iria colocar “meu time” agora, mas tinham tantos “poréns”, que acabei desistindo.
    -SF está em falta….seria uma boa tentar o contrato expira do Jack por algum SF espalhado em algum time
    – O mesmo contrato do Jack poderia ser mandado para algum time que em troca de outro PG mesmo ou até do Jason Thompson (ele é restrito né?)….
    – Se o Landry topar assinar por valor médio/baixo, já nos ajudaria bastante.

    Nossos GMs terão que ter muita malícia nessa FA. Tem muito time com CAP baixo…e o mercado está enxuto.

  6. Lucas Ottoni disse:

    Achei muito coerente e criativa a sua ideia de formação do elenco para 2012-13. E o nosso principal problema é pivô. Pagaremos caro por um pivô provavelmente mediano, quando poderíamos ter pego um pivô jovem no draft, q ganharia pouco e ainda evoluiria com o time. Mas o Hornets preferiu o Rivers. Então perderemos boa parte da nossa flex no CAP para contratar um Asik da vida. Uma pena…

    Abço!

  7. Pingback: A ESCOLHA DE AUSTIN RIVERS | Brazilian Hornet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s