Quem sabe um pouquinho de inglês e entende o significado dessa frase do título, já deve estar pensando: “Lá vai o Lucas meter pau em alguém do time”… Muitas vezes, no calor de uma derrota, a vontade que dá é xingar a tudo e a todos, questionar qualquer coisa e dizer que tudo o que foi feito até o momento é uma grande porcaria. Ok, torcedor é assim mesmo, passional. Portanto, logo após os tropeços do nosso New Orleans Hornets diante de Houston Rockets e Toronto Raptors, a primeira coisa que veio à minha mente foi o seguinte: “Porra, o Chris Paul só pode estar de sacanagem!”. Afinal, vejamos os números dele em relação aos do PG titular adversário nesses dois jogos citados:
CHRIS PAUL: 6 pontos, 12 assistências, 1 rebote, 3 roubos e 0 TO (em 40:22)
KYLE LOWRY: 18 pontos, 2 assistências, 3 rebotes e 3 TO (em 43:45)
* Olhando para esses números, você deve estar pensando: “É, até que não foi tão ruim. Foram 12 assistências, 3 roubos, 0 TO”… E aí você pensa de novo: “Legal. Mas só 6 pontos? Tem algo errado aí”… Sim, tem algo errado aí. E o Hornets perdeu o jogo por apenas 2 pontinhos. Mas calma que não acabou! Vejamos agora:
CHRIS PAUL: 7 pontos, 5 assistências, 4 rebotes, 1 roubo e 1 TO (37:42)
JOSE CALDERON: 22 pontos, 16 assistências, 7 rebotes, 1 roubo e 2 TO (38:23)
* É, agora você já parou de pensar, pois o pânico bateu. Ah, claro, nós perdemos esse jogo também, dessa vez por 6 pontinhos. Se você tapar o nome CHRIS PAUL com a mão e simplesmente olhar para esses números, você obviamente não acreditará que eles foram computados por um jogador que foi campeão olímpico, vice-MVP, ROY e quatro vezes All-Star. É inacreditável, não é mesmo?
Pois é, e vale lembrar que as médias de CP3 na temporada 2010/11 são, de certa forma, decepcionantes em se tratando de um jogador do nível dele: 16.0 ppg, 9.5 apg, 3.9 rpg, 2.4 spg. Parece até bom, né? Mas nós sabemos que ele tem capacidade para fazer muito melhor. Duvidam? Então, vejamos as médias dele na temporada 2007/08, quando ele conduziu o Hornets à melhor campanha da história da franquia: 21.1 ppg, 11.6 apg, 4.0 rpg, 2.7 spg. E na temporada seguinte, 2008/09, ele praticamente manteve essas médias espetaculares. Mas aí veio a cirurgia no joelho…
Só que antes de falar sobre o joelho, vamos voltar aos dois últimos jogos. Você olha para os números do Chris Paul e naturalmente se questiona. A primeira coisa que vem à cabeça é: “Isso é sério? Não é possível”… Ah, e eu também estou olhando para os senhores Lowry e Calderon, dois bons jogadores, mas nada além disso: bons jogadores. E aí você faz a pergunta que eu estava aguardando ansiosamente: “O que está havendo com o CP3?”. Essa resposta, apenas uma pessoa pode te dar: o próprio. Mas como eu adoro brincar nos terrenos baldios da especulação, vamos lá. Vamos especular.
Vocês viram os números do Paul nos dois últimos jogos do Hornets e se assustaram. Sinceramente, eu acho que até o Freddy Krueger se assustaria. Só que para qualquer um que não acompanhe o nosso time fielmente, isso pode não ser nada demais. Afinal, qualquer jogador, por melhor que seja, passa por uma má fase. Isso é absolutamente normal e passível de acontecer com qualquer atleta. No entanto, eu e muitos fãs do Hornets somos aquele tipo de torcedor chato, que assiste a todos os jogos e acredita que um dia varreremos o Lakers nas finais do Oeste. E esses torcedores que acompanham intensamente o Paul dentro de quadra, sabem que ele não é o jogador brilhante e explosivo de tempos atrás e ficam se perguntando: “O que houve com esse cara?”. Sim, já caminhando dentro do terreno da especulação, eu vou apresentar três hipóteses para vocês (coisas da minha mente neurótica, não tomem como verdade absoluta!):
1) Desgaste mental: vamos admitir que o Chris Paul esteja de saco cheio de New Orleans e já se sinta totalmente desconfortável jogando com a camiseta dos zangões. Ele para, pensa e vê que foi um erro ter assinado uma extensão de contrato com uma franquia cheia de problemas financeiros, que não briga por títulos e que acabou ficando sem dono. Ele quer é jogar em uma grande cidade, por uma franquia cheia da grana e com coleguinhas All-Stars em volta. Digamos que ele esteja louco para jogar no Knicks, como muitos de nós podemos estar pensando, principalmente após o suposto descontentamento dele com a situação do Hornets no último verão americano (e aquele brinde infeliz no casamento do Carmelo Anthony em NY)… Ah, e agora o Carmelo está jogando justamente em NY e justamente no Knicks, eu quase me esqueci desse mero detalhe. Que grande coincidência! Enfim, jogar pelo Hornets nada mais é do que um trabalho maçante, que o CP3 realiza sob o chicote de um contrato assinado. Isso contribui para uma brusca queda de rendimento dentro de quadra? É óbvio que sim. E essa hipótese pode ser comprovada? Talvez. Vejamos o que acontecerá na próxima offseason…
2) Limitação física: pronto, chegamos, enfim, ao joelho. É o famoso “A mente quer, mas o corpo não acompanha”. Todos sabem que o Chris Paul teve uma séria lesão no joelho esquerdo e teve que passar por uma cirurgia artroscópica (reparo no menisco) na última temporada. E quem é atleta ou trabalha na medicina esportiva sabe que problema no menisco é foda. É difícil falar sobre isso, porque a gente fica entre a cruz e a espada. O Chris Paul vem jogando com dor, dizem alguns. Ele, inclusive, vinha atuando com um protetor enorme no joelho e, talvez, vinha evitando infiltrações ou contatos mais fortes durante os jogos. E jogar sentindo dor, sem poder fazer tudo aquilo que se pretende em quadra, também é foda. Mas, por outro lado, o CP3 tem apenas 25 anos, jogou todos os jogos da atual temporada até o momento, não se poupou no All-Star Game e vive dizendo que o joelho e o tornozelo (que ele também já machucou) estão ok, e que o problema é que ele precisa arriscar mais nos jogos. Pombas! Falar sobre isso é foda, então! O cara está dizendo que está bem fisicamente, mas a gente olha para ele em quadra e tem a impressão de que ele não é o mesmo. Estaria o CP3 mentindo para a imprensa e se sacrificando pelo time? Sei lá. Então, vamos deixar esse joelho exatamente aqui, no terreno da especulação. Mas que o Paul não é o mesmo, ah não é.
3) Obediência tática: vai ver que o Chris Paul é um rapaz muito obediente e faz tudo o que o titio Monty Williams manda. Todos sabemos que o nosso treinador tem uma verdadeira obsessão pela defesa. Mas o que ele pensa sobre ataque? Confesso que, até hoje, eu não sei. Será que o Monty pede para o Chris Paul passar mais a bola e atacar menos a cesta? Estaria ele querendo poupar o CP3 de jogadas mais bruscas, por causa do joelho ou do tornozelo? Vou descartar isso, porque o próprio Paul disse que está inteiro fisicamente. Então, vamos acreditar no rapaz. Só que ele também diz que tem que arriscar mais. Ora essa, e por que não está arriscando mais? Se não é o joelho e não é o tornozelo, o que é? Digamos que é o Monty Williams. Ele quer transformar o Chris Paul em um passador, o que seria um desperdício, já que o CP3 tem um bom arremesso e poderia pontuar muito mais. Porém, como o nosso técnico não vem se mostrando muito adepto do bordão “A melhor defesa é o ataque”, não seria absurdo algum pensar nessa hipótese. Aí, o Paul obedece, mas obedece insatisfeito e só não cria caso porque a defesa do Hornets tem se sobressaído na maioria dos jogos. Mas, fingindo que essa hipótese seja verdadeira, me digam: não seria legal ver o Paul dar uma de Deron Williams e desobedecer o Monty só um pouquinho? Talvez, o time ganhasse muito com isso.
Enfim, aí estão as três situações hipotéticas que, a meu ver, mais se identificam com o momento ruim vivido pelo nosso querido armador. Uma dessas hipóteses pode representar a verdade. Talvez, até as três juntas. Mas o fato é que ele não vem jogando bem, ele não sorri, ele parece chateado, talvez contrariado, e ele vem sofrendo contra jogadores tecnicamente muito inferiores. Algo está acontecendo. E é por isso que eu não sei qual sentimento nós, torcedores, devemos ter hoje em relação ao Chris Paul. Ignorá-lo não dá. Afinal, ele é um jogador espetacular, e isso é indiscutível. Entonces, devemos amá-lo ou odiá-lo? Acho que a resposta do que está acontecendo com ele hoje, só o futuro nos trará. A menos que ele abra o jogo de uma vez. Entretanto, eu acho que ele vai deixar tudo como está. Pelo menos até a próxima offseason.
Só mais uma perguntinha: como será que o CP3 se comportará hoje, diante do Carmelo Anthony e de um Madison Square Garden lotado? Ei, eu não disse nada, hein! É minhoca da sua cabeça…
Chris Paul simplesmente sendo Chris Paul…
é, a vida não tá fácil, CP3 podia honrar o time em que jogou por todo esse tempo pelo menos e depois ir embora de bem com New Orleans. Todos entenderíamos um pouco que fosse. Mas não, ele prefere ser o pior do time em jogos contra Rockets e Raptors.
Pô, texto fodão, li tudo e achei muito interessante, e sobre as 3 opções ali da má forma do CP3, fico com a do joelho bixado. Não quero acreditar que o CP3 tá fazendo corpo mole porque quer ir pro Knicks, pelo menos ainda não.
Leon… eu o acompanho… acho q o problema do Paul é mais físico sim… mas eu não descartaria totalmente as outras duas hipóteses… esse assunto é polêmico e complicado mesmo.
Paul mesmo se complica. Ele fazendo esses jogos e dizendo que está tudo bem fisicamente fode com a fama dele. Ele mesmo entra em contradição.
posso adicionar uma 4ª hipotese?
se nao, rodaram, pq eu ja estou adicionando hauauhah
o cara deve ser bipolar, tem momentos do jogo que parece que o outro eu dele assume o comando e ele resolve voltar a ser o MVPaul, faz 14 pontos e 5 assistencias num quarto sozinho e acaba com o outro time, porem ha momentos (muito mais constantes essa temporada) que ele vira ou outro qualquer, muda a personalidade de um jeito inexplicavel, nao arremessa mesmo sozinho, nao infiltra, nao eh agressivo, pelo contrario, por vezes passivo em excesso e eh esse CP que me da vontade de troca-lo pelo nash… com um time fodao ao redor ou essa merda que ele tem agora em PHX o cara continua dando o sangue e levando sozinho o time a briga pelos playoffs…
tem que botar paul num hospicio huauaha
Post excelente.
Que ele sente dor no joelho e no tornozelo, ninguem tem duvidas. Ate pq joelho é foda.
Mas das outras hipoteses, fico com a terceira. acredito que ele vem seguindo o que o Monty manda. Nosso Coach ja mostrou que é um “novato” quando se fala em ataque, sabemos o que sofremos quando estamos perdendo, o Monty é horrivel no ataque.
E
Eu não sou médico, mas se ele for bipolar, eu torço pra q fique mais tempo como MVPaul do q como CPlixo… rsrsrs
Post excelente.
Que ele sente dor no joelho e no tornozelo, ninguem tem duvidas. Ate pq joelho é foda.
Mas das outras hipoteses, fico com a terceira. acredito que ele vem seguindo o que o Monty manda. Nosso Coach ja mostrou que é um “novato” quando se fala em ataque, sabemos o que sofremos quando estamos perdendo, o Monty é horrivel no ataque.
E hoje será foda ganhar desse novo Knicks. MSG lotado chamará ainda mais o CP pra NY.
muito boa essas fotos sauuhsauhsauhsa
QUE SAUDADE DESSE VIDEO PQP
CP3 REAJA
PQ QUEM E REI JAMAIS PERDE A MAJESTADE!!!
luke escreve mto bem
otimo texto
acho q o chris paul está com cara de enterro pq nao vem jogando bem
o pq eu não sei.. espero ki ele se recupere.. so isso
Pingback: RESUMO – KNICKS 107 X 88 HORNETS | NOHORNETSBRASIL
Valeu, Bruno.
Hj o Chris Paul fez apenas 4 pontos, contra o Knicks.
E eu começo a questionar o Monty Williams. Será q ele não está vendo o q se passa?
Pretendo falar no nosso técnico mais pra frente…
Toney Douglas: 24 pts. Abraço CP3