ARE YOU KIDDING ME?


E aí, CP3? Você não pode ou você não quer?

Quem sabe um pouquinho de inglês e entende o significado dessa frase do título, já deve estar pensando: “Lá vai o Lucas meter pau em alguém do time”… Muitas vezes, no calor de uma derrota, a vontade que dá é xingar a tudo e a todos, questionar qualquer coisa e dizer que tudo o que foi feito até o momento é uma grande porcaria. Ok, torcedor é assim mesmo, passional. Portanto, logo após os tropeços do nosso New Orleans Hornets diante de Houston Rockets e Toronto Raptors, a primeira coisa que veio à minha mente foi o seguinte: “Porra, o Chris Paul só pode estar de sacanagem!”. Afinal, vejamos os números dele em relação aos do PG titular adversário nesses dois jogos citados:

vs Rockets

CHRIS PAUL: 6 pontos, 12 assistências, 1 rebote, 3 roubos e 0 TO (em 40:22)

KYLE LOWRY: 18 pontos, 2 assistências, 3 rebotes e 3 TO (em 43:45)

* Olhando para esses números, você deve estar pensando: “É, até que não foi tão ruim. Foram 12 assistências, 3 roubos, 0 TO”… E aí você pensa de novo: “Legal. Mas só 6 pontos? Tem algo errado aí”… Sim, tem algo errado aí. E o Hornets perdeu o jogo por apenas 2 pontinhos. Mas calma que não acabou! Vejamos agora:

@ Raptors

CHRIS PAUL: 7 pontos, 5 assistências, 4 rebotes, 1 roubo e 1 TO (37:42)

JOSE CALDERON: 22 pontos, 16 assistências, 7 rebotes, 1 roubo e 2 TO (38:23)

* É, agora você já parou de pensar, pois o pânico bateu. Ah, claro, nós perdemos esse jogo também, dessa vez por 6 pontinhos. Se você tapar o nome CHRIS PAUL com a mão e simplesmente olhar para esses números, você obviamente não acreditará que eles foram computados por um jogador que foi campeão olímpico, vice-MVP, ROY e quatro vezes All-Star. É inacreditável, não é mesmo?

What do you have in mind?

Pois é, e vale lembrar que as médias de CP3 na temporada 2010/11 são, de certa forma, decepcionantes em se tratando de um jogador do nível dele: 16.0 ppg, 9.5 apg, 3.9 rpg, 2.4 spg. Parece até bom, né? Mas nós sabemos que ele tem capacidade para fazer muito melhor. Duvidam? Então, vejamos as médias dele na temporada 2007/08, quando ele conduziu o Hornets à melhor campanha da história da franquia: 21.1 ppg, 11.6 apg, 4.0 rpg, 2.7 spg. E na temporada seguinte, 2008/09, ele praticamente manteve essas médias espetaculares. Mas aí veio a cirurgia no joelho…

Só que antes de falar sobre o joelho, vamos voltar aos dois últimos jogos. Você olha para os números do Chris Paul e naturalmente se questiona. A primeira coisa que vem à cabeça é: “Isso é sério? Não é possível”… Ah,  e eu também estou olhando para os senhores Lowry e Calderon, dois bons jogadores, mas nada além disso: bons jogadores. E aí você faz a pergunta que eu estava aguardando ansiosamente: “O que está havendo com o CP3?”. Essa resposta, apenas uma pessoa pode te dar: o próprio. Mas como eu adoro brincar nos terrenos baldios da especulação, vamos lá. Vamos especular.

Um semblante cada vez mais fechado

Vocês viram os números do Paul nos dois últimos jogos do Hornets e se assustaram. Sinceramente, eu acho que até o Freddy Krueger se assustaria. Só que para qualquer um que não acompanhe o nosso time fielmente, isso pode não ser nada demais. Afinal, qualquer jogador, por melhor que seja, passa por uma má fase. Isso é absolutamente normal e passível de acontecer com qualquer atleta. No entanto, eu e muitos fãs do Hornets somos aquele tipo de torcedor chato, que assiste a todos os jogos e acredita que um dia varreremos o Lakers nas finais do Oeste. E esses torcedores que acompanham intensamente o Paul dentro de quadra, sabem que ele não é o jogador brilhante e explosivo de tempos atrás e ficam se perguntando: “O que houve com esse cara?”. Sim, já caminhando dentro do terreno da especulação, eu vou apresentar três hipóteses para vocês (coisas da minha mente neurótica, não tomem como verdade absoluta!):

1) Desgaste mental: vamos admitir que o Chris Paul esteja de saco cheio de New Orleans e já se sinta totalmente desconfortável jogando com a camiseta dos zangões. Ele para, pensa e vê que foi um erro ter assinado uma extensão de contrato com uma franquia cheia de problemas financeiros, que não briga por títulos e que acabou ficando sem dono. Ele quer é jogar em uma grande cidade, por uma franquia cheia da grana e com coleguinhas All-Stars em volta. Digamos que ele esteja louco para jogar no Knicks, como muitos de nós podemos estar pensando, principalmente após o suposto descontentamento dele com a situação do Hornets no último verão americano (e aquele brinde infeliz no casamento do Carmelo Anthony em NY)… Ah, e agora o Carmelo está jogando justamente em NY e justamente no Knicks, eu quase me esqueci desse mero detalhe. Que grande coincidência! Enfim, jogar pelo Hornets nada mais é do que um trabalho maçante, que o CP3 realiza sob o chicote de um contrato assinado. Isso contribui para uma brusca queda de rendimento dentro de quadra? É óbvio que sim. E essa hipótese pode ser comprovada? Talvez. Vejamos o que acontecerá na próxima offseason

Isso dói tanto nele quanto na gente

2) Limitação física: pronto, chegamos, enfim, ao joelho. É o famoso “A mente quer, mas o corpo não acompanha”. Todos sabem que o Chris Paul teve uma séria lesão no joelho esquerdo e teve que passar por uma cirurgia artroscópica (reparo no menisco) na última temporada. E quem é atleta ou trabalha na medicina esportiva sabe que problema no menisco é foda. É difícil falar sobre isso, porque a gente fica entre a cruz e a espada. O Chris Paul vem jogando com dor, dizem alguns. Ele, inclusive, vinha atuando com um protetor enorme no joelho e, talvez, vinha evitando infiltrações ou contatos mais fortes durante os jogos.  E jogar sentindo dor, sem poder fazer tudo aquilo que se pretende em quadra, também é foda. Mas, por outro lado, o CP3 tem apenas 25 anos, jogou todos os jogos da atual temporada até o momento, não se poupou no All-Star Game e vive dizendo que o joelho e o tornozelo (que ele também já machucou) estão ok, e que o problema é que ele precisa arriscar mais nos jogos. Pombas! Falar sobre isso é foda, então! O cara está dizendo que está bem fisicamente, mas a gente olha para ele em quadra e tem a impressão de que ele não é o mesmo. Estaria o CP3 mentindo para a imprensa e se sacrificando pelo time? Sei lá. Então, vamos deixar esse joelho exatamente aqui, no terreno da especulação. Mas que o Paul não é o mesmo, ah não é.

3) Obediência tática: vai ver que o Chris Paul é um rapaz muito obediente e faz tudo o que o titio Monty Williams manda. Todos sabemos que o nosso treinador tem uma verdadeira obsessão pela defesa. Mas o que ele pensa sobre ataque? Confesso que, até hoje, eu não sei. Será que o Monty pede para o Chris Paul passar mais a bola e atacar menos a cesta? Estaria ele querendo poupar o CP3 de jogadas mais bruscas, por causa do joelho ou do tornozelo? Vou descartar isso, porque o próprio Paul disse que está inteiro fisicamente. Então, vamos acreditar no rapaz. Só que ele também diz que tem que arriscar mais. Ora essa, e por que não está arriscando mais? Se não é o joelho e não é o tornozelo, o que é? Digamos que é o Monty Williams. Ele quer transformar o Chris Paul em um passador, o que seria um desperdício, já que o CP3 tem um bom arremesso e poderia pontuar muito mais. Porém, como o nosso técnico não vem se mostrando muito adepto do bordão “A melhor defesa é o ataque”, não seria absurdo algum pensar nessa hipótese. Aí, o Paul obedece, mas obedece insatisfeito e só não cria caso porque a defesa do Hornets tem se sobressaído na maioria dos jogos. Mas, fingindo que essa hipótese seja verdadeira, me digam: não seria legal ver o Paul dar uma de Deron Williams e desobedecer o Monty só um pouquinho? Talvez, o time ganhasse muito com isso.

Atitude de capitão: é disso que eu estou falando!

Enfim, aí estão as três situações hipotéticas que, a meu ver, mais se identificam com o momento ruim vivido pelo nosso querido armador. Uma dessas hipóteses pode representar a verdade. Talvez, até as três juntas. Mas o fato é que ele não vem jogando bem, ele não sorri, ele parece chateado, talvez contrariado, e ele vem sofrendo contra jogadores tecnicamente muito inferiores. Algo está acontecendo. E é por isso que eu não sei qual sentimento nós, torcedores, devemos ter hoje em relação ao Chris Paul. Ignorá-lo não dá. Afinal, ele é um jogador espetacular, e isso é indiscutível. Entonces, devemos amá-lo ou odiá-lo? Acho que a resposta do que está acontecendo com ele hoje, só o futuro nos trará. A menos que ele abra o jogo de uma vez. Entretanto, eu acho que ele vai deixar tudo como está. Pelo menos até a próxima offseason.

Só mais uma perguntinha: como será que o CP3 se comportará hoje, diante do Carmelo Anthony e de um Madison Square Garden lotado? Ei, eu não disse nada, hein! É minhoca da sua cabeça…

Chris Paul simplesmente sendo Chris Paul…

About these ads

Sobre Lucas Ottoni

Carioca, 31 anos, jornalista. Torcedor do Hornets desde 1995, quando a franquia ainda se localizava em Charlotte. Acompanhou jogadores como Larry Johnson, Muggsy Bogues, Dell Curry, Glen Rice, Vlade Divac, David Wesley, Eddie Jones, Jamal Mashburn e Baron Davis brilharem com a camiseta dos zangões. Também vibrou com a dupla Chris Paul e David West na terra do jazz. Em 2010, assistiu a 3 jogos do Hornets, ao vivo, na New Orleans Arena.
Esse post foi publicado em Análises e marcado , . Guardar link permanente.

14 respostas para ARE YOU KIDDING ME?

  1. é, a vida não tá fácil, CP3 podia honrar o time em que jogou por todo esse tempo pelo menos e depois ir embora de bem com New Orleans. Todos entenderíamos um pouco que fosse. Mas não, ele prefere ser o pior do time em jogos contra Rockets e Raptors.

  2. Léon Matheus disse:

    Pô, texto fodão, li tudo e achei muito interessante, e sobre as 3 opções ali da má forma do CP3, fico com a do joelho bixado. Não quero acreditar que o CP3 tá fazendo corpo mole porque quer ir pro Knicks, pelo menos ainda não.

  3. Lucas Ottoni disse:

    Leon… eu o acompanho… acho q o problema do Paul é mais físico sim… mas eu não descartaria totalmente as outras duas hipóteses… esse assunto é polêmico e complicado mesmo.

  4. Rodrigo Goulart disse:

    Paul mesmo se complica. Ele fazendo esses jogos e dizendo que está tudo bem fisicamente fode com a fama dele. Ele mesmo entra em contradição.

  5. Rafao disse:

    posso adicionar uma 4ª hipotese?

    se nao, rodaram, pq eu ja estou adicionando hauauhah

    o cara deve ser bipolar, tem momentos do jogo que parece que o outro eu dele assume o comando e ele resolve voltar a ser o MVPaul, faz 14 pontos e 5 assistencias num quarto sozinho e acaba com o outro time, porem ha momentos (muito mais constantes essa temporada) que ele vira ou outro qualquer, muda a personalidade de um jeito inexplicavel, nao arremessa mesmo sozinho, nao infiltra, nao eh agressivo, pelo contrario, por vezes passivo em excesso e eh esse CP que me da vontade de troca-lo pelo nash… com um time fodao ao redor ou essa merda que ele tem agora em PHX o cara continua dando o sangue e levando sozinho o time a briga pelos playoffs…

    tem que botar paul num hospicio huauaha

  6. augusto raffaell disse:

    Post excelente.

    Que ele sente dor no joelho e no tornozelo, ninguem tem duvidas. Ate pq joelho é foda.

    Mas das outras hipoteses, fico com a terceira. acredito que ele vem seguindo o que o Monty manda. Nosso Coach ja mostrou que é um “novato” quando se fala em ataque, sabemos o que sofremos quando estamos perdendo, o Monty é horrivel no ataque.

    E

  7. Lucas Ottoni disse:

    Eu não sou médico, mas se ele for bipolar, eu torço pra q fique mais tempo como MVPaul do q como CPlixo… rsrsrs

  8. augusto raffaell disse:

    Post excelente.

    Que ele sente dor no joelho e no tornozelo, ninguem tem duvidas. Ate pq joelho é foda.

    Mas das outras hipoteses, fico com a terceira. acredito que ele vem seguindo o que o Monty manda. Nosso Coach ja mostrou que é um “novato” quando se fala em ataque, sabemos o que sofremos quando estamos perdendo, o Monty é horrivel no ataque.

    E hoje será foda ganhar desse novo Knicks. MSG lotado chamará ainda mais o CP pra NY.

  9. muito boa essas fotos sauuhsauhsauhsa

  10. Rodrigo disse:

    QUE SAUDADE DESSE VIDEO PQP

    CP3 REAJA

    PQ QUEM E REI JAMAIS PERDE A MAJESTADE!!!

  11. Bruno Huth disse:

    luke escreve mto bem

    otimo texto

    acho q o chris paul está com cara de enterro pq nao vem jogando bem

    o pq eu não sei.. espero ki ele se recupere.. so isso

  12. Pingback: RESUMO – KNICKS 107 X 88 HORNETS | NOHORNETSBRASIL

  13. Lucas Ottoni disse:

    Valeu, Bruno.

    Hj o Chris Paul fez apenas 4 pontos, contra o Knicks.

    E eu começo a questionar o Monty Williams. Será q ele não está vendo o q se passa?

    Pretendo falar no nosso técnico mais pra frente…

  14. Toney Douglas: 24 pts. Abraço CP3

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s